Um problema que cresce no Brasil, os golpes de boletos falsos causam enormes prejuízos para as empresas. Eles podem ser feitos de diversas formas, como a ação de malwares ou o envio de boletos fraudados por e-mail. Em todos os casos, o ataque é financeiro, causando riscos para a segurança da empresa, e a proteção do e-mail é, sim, indispensável.
O Que é o Golpe do Boleto Falso?
Essencialmente, ele ocorre quando um atacante envia um boleto falso, que desvia o pagamento para uma outra conta. Dentre os principais métodos usados para isso, temos:
- E-mails: enviados com boletos fraudados em anexo;
- E-mails com links externos: e-mails enviados com link malicioso que acessa páginas falsas imitando sites de empresas.
Boas Práticas para Proteger os usuários da empresa
A segurança começa com medidas simples, mas eficazes, que a sua empresa pode implementar para reduzir os riscos de fraude em boletos:
- Antispam: Tenha um antispam para mitigar os riscos de recebimento desses e-mails
- Eduque seus usuários: Inclua orientações sobre como identificar boletos falsos em seus e-mails ou canais de comunicação.
- Antivírus: Um bom antivírus impede a execução de arquivos maliciosos que adulteram boletos
- Firewall: O firewall é capaz de bloquear o acesso a sites suspeitos e que podem infectar a estação de trabalho do usuário
Como a Meile Ajuda a Garantir a Segurança dos Boletos Enviados
A Meile oferece soluções de e-mail corporativo que reduzem os riscos dos usuários caírem em golpes desse tipo. Confira como nossos serviços podem fazer a diferença:
- Antispam, Antimalware e filtros avançados de proteção: Nosso antispam impede de forma automatizada que e-mails com boletos falso e links maliciosos cheguem até a caixa de entrada dos usuários.
- Educação dos usuários: Nossa ferramenta de “Phishing educativo” permite que o administrador crie campanhas de “phishing educativo” simulando ameaças reais. Essas campanhas visam educar os usuários e mapear quais usuários estão mais suscetíveis a caírem em golpes.
Orientações de segurança para os usuários finais
Ainda, é possível treinar os usuários que realizam o pagamento com as recomendações do Banco Central:
- Ao pagar o boleto, que a pessoa verifique se o nome do beneficiário do pagamento é uma pessoa física ou a empresa contratada, e se o banco destinatário é o mesmo que consta no boleto. Se tiver alguma informação diferente, é melhor não fazer o pagamento;
- Desconfiar de código de barras com falhas e evitar ligar no telefone inscrito no boleto, porque pode ser do próprio golpista, esperando para passar instruções para pagar diretamente na conta dele;
- Entrar em contato direto com a prestadora de serviços que deveria gerar o boleto, encontrando seu contato em meios oficiais, como sites, por exemplo;
- Não imprimir o boleto fora do site ou e-mail oficial do serviço que contratou.
Com a Meile, você não apenas protege sua empresa, mas também investe em tranquilidade, eficiência e inovação. Evite o golpe do boleto falso, garanta transações seguras e conte com um parceiro que coloca sua segurança como prioridade.